sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ciclóstomos

São os peixes sem mandíbulas que têm nadadeiras ímpares. Possuem um coração com duas cavidades (por onde só passa sangue venoso), respiração branquial e sexos separados com fecundação externa. Excretam amônia e uréia através de um par de rins simples.

Os ciclóstomos compreendem as lampréias e as feiticeiras. As lampréias são encontradas tanto em água salgada como doce, mas os peixes-bruxa (feiticeira) ocorrem apenas em água salgada. Os ciclóstomos são encontrados em águas frias de ambos os hemisférios. As linhas de evolução das lampréias e feiticeiras divergiram muito cedo e provavelmente tiveram origens diferentes entre seus ancestrais Ostracodermos. Alguns ictiologistas colocam por isso estes peixes em classes separadas e distintas. A feiticeira e a lampréia estão em classes diferentes uma vez que as lampréias desenvolveram vértebras e as feiticeiras não.


Feiticeiras:

Possuem cerca de 1m de comprimento, alimentam-se principalmente de pequenos poliquetos, crutáceos e peixes moribundos. Na cavidade bucal existem pequenos dentes córneos usados para arrancar pedaços do corpo da presa, que depois é ingerida pelo sistema digestório. A alimentação nos adultos é desvinculada da filtração de água.

São animais hermafroditas, mas geralmente só o ovário ou só o testículo é funcional em um indivíduo. Não se sabe ainda como ocorre a fecundação; os óvulos dos quais eclodem indivíduos jovens, são encontrados fixos no fundo do mar. As feiticeiras não passam por estágio larval, seu desenvolvimento é direto.

Lampréias:

São principalmente ectoparasitas de peixes, golfinhos e baleias. Sua boca é ampla, com numerosos dentes córneos que possibilita a sua fixação nos outros animais. São animais de sexos separados, a fecundação ocorre externamente e após a eliminação dos gametas os adultos morrem. A fase adulta é curta, geralmente não ultrapassando 2 anos.

2 comentários:

  1. Muito legal a postagem, esse bixos pra mim antes nem existiam o.O a 2ª foto ficou muito legal. Esses dai são bem complexos, considerando que a maior parte das informações em relação a ele eu nem sabia que eram possíveis.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante..as fotos são muito legais! As lampréias são animais incríveis!!

    ResponderExcluir