quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cefalocordados

Os cefalocordados, animais marinhos que parecem peixes, compreendem cerca de 30 espécies. Tem nocorda na região dorsal durante toda a vida e não desenvolvem coluna vertebral. O principal exemplo de cefalocordados é anfioxo, um pequeno animal só encontrado em águas límpidas e calmas, tem corpo alongado, semelhante ao de um peixe, vivem semi-enterrados na areia, mantendo somente a parte anterior do corpo fora do substrato.

Respiração: Tem fendas branquiais que servem pra filtração de alimentos e para respiração branquial. Essas fendas branquiais ou faringianas promovem a entrada de água pela boca e saída por um poro especial denominado atrióporo. Esses animais obtêm o oxigênio e o alimento por meio dessa circulação de água.

Sistema circulatório: formado por artérias, veias e vasos menores, responsáveis pela propulsão do sangue, mas não possuem um coração especializado.
Sistema excretor: a excreção é feita pelo ânus, órgão excretório tubular que se abre diretamente para fora do corpo.

Sistema nervoso: é formado por um cordão nervoso dorsal e uma dilatação anterior chamada vesícula encefálica ou vesícula cerebral, que funciona como um cérebro simples.

Fecundação: tem sexos separados e fecundação externa, os gametas são lançados na água, onde se fecundam.

O anfioxo possui notocorda que se estende por todo corpo.

Fonte: Biologia - de olho no mundo do trabalho (Sídio Machado); Bio - volume 2, 2002 (Sônia Lopes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário